6 comentários

FGTS Saldo para fins Rescisórios

O que é FGTS?
O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Um benefício que o trabalhador com carteira assinada tem direito.

Como deve ser depositado esse valor?
O valor deve ser depositado mensalmente por todas as empresas, lojas ou qualquer tipo de estabelecimento que possuem empregados assalariados. Esse valor é equivalente a 8% do salário que o empregado recebe e deve ser depositado na Caixa Econômica Federal. Sendo que esse valor deve ser depositado sem descontar do salário do empregado.

Para que serve esse fundo?
Esse fundo serve como uma poupança para o trabalhador. É uma garantia de um valor para que o trabalhador possa ter algum dinheiro guardado caso fique desempregado.

Eu posso pegar esse dinheiro quando quiser?
Não. Esse fundo de garantia deve ser utilizado quando o trabalhador é demitido sem justa causa, compra de imóveis e no caso de algum problema de doença. Do contrário, esse valor ficará acumulado para ser recebido quando for realmente imprescindível.

Eu posso consultar o valor do Fundo de Garantia?
Sim. A cada bimestre o trabalhador receberá em sua casa um extrato de sua conta. A cada vez que chega um extrato, ele vem com os valores corrigidos para que você tenha noção de como anda o seu FGTS. 


6 comentários:

  1. E funcionário público efetivo que pede exoneração? Tem direito de saque do saldo para fins rescisórios?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho uma dúvida. Fui demitido de uma empresa algum tempo atrás. Fiz o saque do FGTS normalmente juntamente com a multa. Porém, ao consultar o extrato online do meu FGTS, consta todas as empresas que trabalhei. E nessa onde havia sacado todo o montante, aparece mais um valor. A pergunta é: Posso sacar esse valor? Veja abaixo como aparece no extrato: (alguns dados substitui por "x" para minha segurança)
    Nome: xxxxxxxxxxxxxxx PIS/PASEP: xxxxxxxxxxxx
    Empresa: xxxxxxxx SA Tipo Conta: OPTANTE
    Cód. Estab: xxxxxxxxxxxxx Categoria: 01
    Conta FGTS: xxxxxxxxxxx Data Admissão: 26/11/2007
    Data/Cód. Movimentação: xx/xx/2009 - I1 Data Opção: xx/xx/2007
    Taxa Juros: 3% Valor para Fins Rescisórios: R$ 832,91
    SALDO: R$ 10,74 Atualizado em: 18/11/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ja conseguiu a resposta pois tb tenho duvida sobre isso

      Excluir
    2. Olá eu tb gostaria de saber....

      Excluir
    3. Bom Dia! Estamos Consultando a Resposta com um Profissional da àrea, logo postaremos á vocês! Obrigado

      Excluir

Agradecemos seus comentários!!!

 
Toggle Footer
Top