0 comentários

História do Museu da Língua Portuguesa



O Museu da Língua Portuguesa também é chamado de Estação Luz da Nossa Língua, encontra-se na cidade de São Paulo no bairro da luz, foi inaugurado no dia 20 de março de 2006 com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil.  Construído pela Secretaria da Cultural juntamente com a Fundação Roberto Marinhos sendo gastos 37 milhões.

O museu tem três andares, no segundo andar encontra-se uma Galeria, com uma tela de totem de106 metros, o terceiro andar é um auditório que exibe um tipo de “planetário da Língua”, com imagens e sons, que contém textos literários elaborados no idioma nacional.

O objetivo do é que o publico possa interagir com o material exposto pelo Museu e conhecer melhor a história e a língua com a qual nos deparamos todo dia, para isso possui uma estrutura inovadora, virtual, e tecnológica.

 As exposições mais famosas são:


Beco das Palavras ou Jogo da Etimologia  pessoas movimentam imagens com pedaços de palavras, objetivo é formar as palavras completas após conseguir o objetivo a mesa de projeção se transforma uma tela futurista com pequenos filmes sobre a origem e o significado da palavra formada pelo jogador.


Mapa dos Falares - tela interativa que mostra as diversas formas de falar no Brasil, sendo possível navegar pelo mapa e escutar áudios com amostras de cada estado.


Linha do Tempo ou História da Língua Portuguesa – Apresentação em uma grande tela de origens e evolução histórica da língua portuguesa desde o latim clássico, português lusitano, línguas indígenas e africanas até os dias de hoje.


Praça da Língua – Encontra-se no terceiro andar.  Parecido com um anfiteatro, é um “planetário de palavras” onde palavras e efeitos visuais são projetados no teto.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!!!

 
Toggle Footer
Top